Você sabe o que é ANSIEDADE?

Conhece a diferença entre a ansiedade adaptativa e os diversos tipos de transtorno de ansiedade? Sabia que o Brasil é o país com mais casos desse transtorno no mundo? Passe para frente e entenda melhor tudo isso!

Duração: 33 telas

Ansiedade adaptativa é o estado de alerta que ajuda a nos prepararmos para os problemas que enfrentamos  no dia a dia, como atravessar a rua, falar em público ou fazer uma prova. A ansiedade adaptativa é proporcional ao desafio e desaparece assim que superamos o problema, não causando sofrimento algum depois.

Transtorno de Ansiedade

A ansiedade torna-se um problema quando fica muito intensa e duradoura, ocorrendo de forma desproporcional ao acontecimento  ou mesmo sem motivo aparente. A pessoa passa a apresentar sofrimento e outros prejuízos que comprometem as atividades rotineiras, como trabalhar ou estudar. Além disso, gatilhos (que variam de pessoa para pessoa) podem causar picos de ansiedade, as chamadas crises.

O que caracteriza uma crise de ansiedade?

A crise de ansiedade ocorre  quando o indivíduo - geralmente frente a um evento disparador, como, por exemplo, uma entrevista de emprego -  começa a vivenciar um estado de alerta repentino e muito intenso que o leva a se sentir dominado por uma grande insegurança e angústia.

Crise de pânico é  um tipo específico de ansiedade.

A pessoa geralmente se depara com gatilhos disparadores;

Existe uma variação de níveis e, frequentemente, a intensidade de sofrimento é menor do que na crise de pânico (embora o sofrimento possa ser muito grande);

A duração pode se estender por períodos maiores se comparado com as crises de pânico.

Qual a diferença entre uma crise de ansiedade e uma crise de pânico?

Na crise de ansiedade:

É mais aguda, levando muitas vezes a pessoa a buscar o pronto atendimento nas primeiras manifestações , pois a crise de pânico tende a ser confundida  com um infarto;

Já, a crise de pânico:

Dura  em torno de 5 à 15 minutos;

Acontece, normalmente, sem gatilhos; Tem como principais sintomas o medo de perder o controle, morrer e outras sensações que afetam o corpo, como: coração muito acelerado; sensação de falta de ar; tremores; formigamentos nas mãos, pés e rosto.

O Brasil é o país, mais ansioso do mundo...

da população é afetada pela ansiedade.

Em 2019, cerca de de brasileiros conviviam com transtornos de ansiedade.

Além disso, durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, estima-se que a prevalência global de ansiedade e depressão tenha aumentado em 25% — agravando uma situação que já era bastante complicada.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Podcast Ame Sua Mente na Escola #02

Gustavo Estanislau, psquiatra

Áudio do nosso podcast “Vamos falar sobre Ansiedade?”.

Escutar o podcast completo

Duração: 40 seg

O que causa o transtorno de ansiedade?

Especialistas apontam que fatores genéticos e sociais podem influenciar no desenvolvimento do quadro...

embora possa ser herdada por familiares através do DNA, eventos estressores traumáticos ou repetitivos — como a perda repentina de um ente querido, passar por uma situação humilhante ou conviver por longos períodos em um ambiente muito instável— são motivos que também contribuem para o avanço do problema. O abuso de substâncias químicas é outra prática que pode causar ou piorar quadros de ansiedade.

Ou seja,

O quadro, que é o mais comum, é composto por preocupação excessiva ou expectativa negativa a respeito das coisas de forma persistente e de difícil controle, acompanhado de sintomas como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

A principal característica deste transtorno é o receio muito intenso de qualquer situação social. O transtorno de ansiedade social pode afastar o indivíduo de atividades prazerosas e/ou importantes (como eventos de trabalho, festas ou apresentações e está frequentemente associado a quadros de depressão.

Caracterizada pelo medo desproporcional e comumente  incapacitante em relação a objetos, animais ou situações particulares, a fobia causa pavor ou evitação de situações específicas. Lugares fechados, altura, insetos, aves, sapos, cachorros são apenas alguns dos fatores associados ao transtorno.

Sua principal característica é a ocorrência repentina e inexplicável de crises agudas. Apesar da curta duração, os picos de ansiedade provocam sentimentos extremos de medo e desespero, além de outros sintomas físicos e emocionais aterrorizantes.

Ansiedade em crianças e jovens

O transtorno de ansiedade está entre os quadros mais comuns entre crianças e jovens.  Tanto a infância quanto a adolescência são períodos marcados por muitas expectativas e descobertas, ao mesmo tempo em que se tem pouca experiência de vida para lidar com os problemas. Fatores como separação dos pais, bullying e mudanças de escola, casa ou cidade podem influenciar o  desenvolvimento do transtorno.

Impactos da ansiedade na educação

Em sala de aula, o excesso de pensamentos negativos causados pela ansiedade pode dificultar a concentração do aluno e prejudicar seu aprendizado. Em casos mais graves, o estudante pode até mesmo desistir dos estudos,  por conta do baixo rendimento escolar.

Impactos da ansiedade na educação

A tensão e o medo de se expor podem levar ao isolamento, impactando as relações de amizade e aumentando o risco do jovem desenvolver depressão e outras condições, como a dependência química.

Como detectar a ansiedade nos jovens?

Embora mudanças de humor e postura contestadora sejam comportamentos comuns durante a adolescência, fique atento a alguns sinais que podem indicar um quadro de ansiedade nessa fase.

Preocupação excessiva (em crianças, as preocupações podem ser “do mundo adulto”, como receio da família não ter dinheiro para pagar as contas, ou gasolina para chegarem em algum lugar);

Baixa autoestima;

Dificuldade de socialização;

Reatividade muito intensa a frustrações;

Evitar, por insegurança, muitas situações consideradas divertidas ou importantes para a maioria dos jovens, como festas, trabalhos em grupo, consultas médicas, etc.

Desatenção com coisas importantes, como aulas e provas;

Cultivar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios são práticas que contribuem para a manutenção da saúde mental, principalmente para pessoas ansiosas. A prática da meditação é outro recurso valioso para manter o equilíbrio mental, inclusive para crianças.

Saúde Integral

Mindfulness é uma prática de meditação que estimula entre uma série de coisas, a concentração no momento presente em detrimento de preocupações passadas e futuras. Com isso, a pessoa é levada a uma consciência maior de si e do seu entorno, e, consequentemente, à percepção mais aguçada de seus sentimentos , reduzindo assim os níveis de estresse e ansiedade.

Mindfulness

a atenção plena

Faça uma prática guiada acessando o link do podcast:

Clarice Madruga, psicóloga do Instituto Ame Sua Mente

Áudio do nosso podcast “Mindfulness e meditação”.

Escutar o podcast completo

Duração: 24 seg

Tratamento para ansiedade

Quando se trata de transtornos de ansiedade, a ajuda profissional é fundamental.

Além disso, entender a ansiedade como um fenômeno que faz parte da experiência humana pode ajudar a pessoa a aceitar suas consequências e, a partir disso, desenvolver formas de viver com menos sofrimento.

A psicoterapia ajuda o indivíduo a se conhecer melhor e, por consequência, lidar com o excesso de pensamentos ansiosos e o hábito de evitar situações.

Por fim, em alguns casos, medicações podem auxiliar no controle dos sintomas do transtorno de ansiedade para uma melhor qualidade de vida.

Falar sobre saúde mental é fundamental para lidar melhor com qualquer condição psicológica. Com a ansiedade, não é diferente: não tenha medo de expressar seus sentimentos e buscar ajuda, se necessário.

Precisa de ajuda?

Na aba "Precisa de Ajuda em saúde Mental?" do nosso site, listamos os serviços relacionados a questões de saúde mental e demandas psicossociais disponíveis no sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do País.