A saúde mental nas escolas é um dos maiores desafios da atualidade. Isso ocorre diante do aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes.
A edição especial Saúde mental: o desafio coletivo nas escolas, da Stanford Social Innovation Review Brasil (SSIR Brasil), reuniu análises, relatos de campo e propostas práticas para enfrentar esse cenário.
O destaque vai para o artigo de abertura, “Tempo de cuidar”, assinado pelos psiquiatras Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame Sua Mente, e Pedro Pan, especialista em saúde mental do Instituto.
Redes de cuidado
A publicação enfatiza pontos essenciais. Entre eles estão a criação de redes intersetoriais de cuidado, a qualificação de educadores, o envolvimento das famílias, além do uso responsável das tecnologias digitais. Desse modo, torna-se possível avançar na prevenção e também na intervenção precoce.
No artigo de abertura, Bressan e Pan defendem a construção de uma nova cultura de atenção integral. Nesse modelo, a saúde mental ocupa o centro das prioridades. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que educadores recebam preparo adequado e que famílias participem de forma ativa.
Além disso, outros artigos trazem reflexões importantes. Eles discutem os desafios para colocar em prática a Lei 14.819/2024, que busca superar a negligência histórica em saúde mental infantojuvenil. Ao mesmo tempo, analisam como a violência no ambiente escolar se relaciona diretamente com o sofrimento emocional. A partir disso, apresentam estratégias possíveis para reduzir esse impacto.
Experiências de campo e Saúde mental nas escolas
A seção Histórias do campo traz experiências inspiradoras. Entre elas, projetos de letramento emocional desde cedo, iniciativas de educação integral, redes institucionais de apoio e ações que fortalecem o protagonismo adolescente.
Um exemplo marcante é o mapeamento sobre saúde mental nas escolas realizado em Breves, no arquipélago do Marajó (PA). Nesse estudo, surgem evidências sobre os desafios em contextos vulneráveis. Ao mesmo tempo, a iniciativa aponta caminhos para soluções coletivas.
Por fim, promover a saúde mental significa ir além da prevenção. Na prática, envolve investir em pertencimento, aprendizado e desenvolvimento integral.