Realizado com o apoio do Instituto ABCD e da Associação Umane, o projeto Ame sua Mente na Escola visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.

O projeto consiste em formar educadores e gestores escolares da rede pública de ensino do Estado de São Paulo em temas que envolvem a saúde mental. Transtornos do humor, transtornos de ansiedade, TDAH e drogas são algumas das temáticas abordadas.

Mais de 80 escolas já participaram do programa de formação em saúde mental, por meio da parceria entre o Ame sua Mente na Escola e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

saiba mais

A presença de problemas de saúde mental em crianças e jovens sem o tratamento adequado pode provocar consequências imediatas, como atrasos na leitura, déficit de aprendizagem, repetência e evasão escolar, além de comprometer a vida adulta em seus diversos aspectos.

No Brasil, apenas 20% dos jovens com transtornos mentais recebem tratamento adequado. Este cenário, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento e do estigma em torno do assunto.

A formação transmite conhecimentos específicos em saúde mental com foco na juventude. Por meio de aulas ministradas por especialistas do próprio Instituto, queremos ampliar o grau de conhecimento do educador sobre estratégias de manejo, prevenção e redução de estigmas dos transtornos mentais, além de melhorar a saúde mental do próprio profissional de educação.

Cada escola envolvida no processo formativo recebe acompanhamento para esclarecer dúvidas e orientações sobre demandas e problemas vivenciados neste período.

O Projeto “Ame sua Mente na Escola” também promove encontros de sensibilização com as famílias, para conscientizá-las e incluí-las no processo de promoção da cultura de saúde mental.

Veja os serviços de saúde pública disponíveis para o cuidado com a saúde mental

Por uma cultura da saúde mental na rotina escolar.

saiba mais


O Selo Escola que Ama sua Mente tem como objetivo fomentar a cultura de promoção, prevenção e manejo da saúde mental na escola, através do reconhecimento e incentivo das melhores práticas escolares e da troca de experiências.

Faça parte desta comunidade.

Apoio

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente