ame sua mente na escola

O projeto Ame sua Mente na Escola visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.

O Ame sua Mente na Escola é realizado por meio de parcerias com organizações fomentadoras do tema. Durante o triênio de 2020, 2021 e 2022, a Associação Umane e Instituto ABCD apoiaram o projeto de modo a construir um modelo eficaz, exequível, escalável e sustentável de formação em saúde mental junto a educadores de escolas públicas do estado de São Paulo.

Atualmente, viabilizado por um pool de doadores, o projeto contempla aproximadamente 1500 unidades escolares. A iniciativa está sendo implementada na rede de ensino do estado de São Paulo por meio da parceria entre o Instituto e a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC-SP)/ Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE).

O curso também está impactando 85% da rede municipal de ensino da cidade de Santos por meio da colaboração entre o Instituto e a Secretaria de Educação Municipal da cidade.

O projeto tem por objetivo formar educadores e gestores escolares da rede pública de ensino em temas que envolvem a saúde mental. Transtornos do humor, transtornos de ansiedade, TDAH e drogas são alguns dos conteúdos abordados em um percurso de sete módulos que conta, ainda, com objetos instrucionais tais como videoaulas, podcasts e planos de aula.

Por meio de aulas produzidas por especialistas do próprio Instituto, queremos ampliar o grau de conhecimento do educador sobre estratégias de manejo, prevenção e redução de estigmas dos transtornos mentais, além de melhorar a saúde mental do próprio profissional de educação.

Veja o resultado da pesquisa realizada com participantes durante 3 anos do projeto.

Veja o resultado da pesquisa realizada com participantes durante 3 anos do projeto.
Clique aqui e confira

82,2% das escolas identificaram mudanças positivas na forma como o tema da saúde mental é tratado e abordado, após passarem pelo projeto;

98% indicariam a formação para um colega da educação;

86,6% das escolas participantes atribuíram ao projeto um ganho médio ou alto de conhecimento em saúde mental. Entre as escolas que tiveram mais membros da equipe formados e/ou exposição maior ao projeto, este percentual chega a 100%;

71,1% passaram a identificar possíveis casos de saúde mental entre os alunos;

64,4% melhoraram a forma como manejam e lidam com os casos;

61,7% tiveram suas percepções sobre saúde mental transformadas.

 

Essa tecnologia social também está sendo objeto de pesquisa científica do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), uma das maiores iniciativas acadêmicas nacionais, que reúne pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP).

Todos os conteúdos produzidos pelo Instituto Ame sua Mente possuem base científica, adaptada para uma linguagem simples, de forma a facilitar a sua compreensão, bem como, democratizar o tema. A proposta é que os materiais possam ser interativos, em formatos que garantam o letramento em saúde mental.

Por que o Ame sua Mente na Escola é importante?
  • 75% dos transtornos mentais aparecem antes dos 24 anos;
  • 50% dos casos surgem até os 14 anos.

A presença de problemas de saúde mental em crianças e jovens sem o tratamento adequado pode provocar consequências imediatas, como atrasos na leitura, déficit de aprendizagem, repetência e evasão escolar, além de comprometer a vida adulta em seus diversos aspectos.

No Brasil, apenas 20% dos jovens com transtornos mentais recebem tratamento. Este cenário, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento e do estigma em torno do assunto.

Formação em saúde mental

Veja os serviços de saúde pública disponíveis para o cuidado com a saúde mental

Apoio

Nosso profundo agradecimento a estes grandes doadores que possibilitam a realização das nossas intervenções sociais junto à comunidade. E a todos os demais apoiadores que acreditam na importância de promover uma nova cultura de saúde mental no Brasil.
Grandes Apoiadores
Grandes Apoiadores

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente

    Nos diga o tipo de conteúdo que tem interesse:

    © 2023 por Ame sua Mente

    Ame sua mente
    logo_l

    ©2023 por Ame sua Mente