Projetos
e Iniciativas

As estratégias de atuação do Instituto estão divididas em dois grandes eixos: Educação e Advocacy. No eixo de Educação, desenvolvemos programas e projetos com foco prioritário no ambiente escolar, principalmente na figura do educador da escola da rede pública de ensino.

Já em Advocacy, visamos combater os estigmas, preconceitos e a busca tardia por tratamento através do letramento e da conscientização da sociedade brasileira sobre a cultura da promoção, prevenção e manejo da saúde mental.

Projetos
e Iniciativas

As estratégias de atuação do Instituto estão divididas em dois grandes eixos: Educação e Advocacy. No eixo de Educação, desenvolvemos programas e projetos com foco prioritário no ambiente escolar, principalmente na figura do educador da escola da rede pública de ensino.

Já em Advocacy visamos combater os estigmas, preconceitos e a busca tardia por tratamento através do letramento e da conscientização da sociedade brasileira sobre a cultura da promoção, prevenção e manejo da saúde mental.

Em linha com o propósito do Instituto, o projeto Bússola também visa ampliar o grau de conhecimento do educador em saúde mental, reduzir o estigma e o preconceito em relação ao assunto e possibilitar a identificação precoce e o encaminhamento adequado dos adolescentes e jovens com questões de saúde mental.

A diferença aqui, está no formato em que todo o conteúdo é apresentado ao educador. O acesso à jornada de conhecimento poderá ser feito pelo aplicativo WhatsApp® e pelo site do Instituto.

O objetivo é oferecer um canal digital gratuito, de acesso universal e abrangência nacional, com orientações práticas que possam auxiliar o educador a lidar com estudantes que possam estar vivenciando problemas de saúde mental.

A primeira fase do projeto, fase piloto, com conteúdo sobre autolesão, está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. A previsão é de que esteja no ar no segundo semestre deste ano. Acompanhe as nossas redes sociais e as redes sociais da Secretaria Municipal de Educação e confira o lançamento do Bússola.


Parceria:
Secretaria Municipal de Educação – Cidade de São Paulo

Termo de Fomento: 004/21 • Objeto: Disponibilizar uma jornada de aprendizagem no aplicativo WhatsApp que possa auxiliar Educadores, da Rede Municipal de Ensino, a lidar com estudantes que apresentem problemas relacionados a autolesão.
Vigência: de 30/12/21 a 09/11/22 • Valor total: R$ 236.400,00

Em parceria com o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o CONVIVA, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), o Instituto Ame sua Mente desenvolveu o Percurso Formativo em Saúde Mental.

O projeto tem como objetivo promover a saúde mental dos educadores, a partir de orientações sobre estratégias de enfrentamento para auxiliar esses profissionais no suporte ao processo de instabilidade e sofrimento provocado pela Pandemia de Covid.

Em 2021, o Instituto foi responsável pelo desenho e curadoria de três trilhas educativas, formadas por três mesas temáticas cada, a partir das principais necessidades dos educadores. Esses debates contaram com especialistas das áreas de Educação, Psiquiatria e Psicologia, além de figuras públicas ligadas aos temas tratados, para compartilhar suas experiências.

Percurso 2021 em números

Para 2022, o Instituto desenvolveu uma série mensal de palestras interativas sobre temas que envolvem questões de saúde mental e afetam diretamente os educadores em suas rotinas. Luto, depressão, autocuidado, álcool/ drogas, violência e racismo são alguns dos temas abordados durante o percurso deste ano..

Apoio

Parceiros

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente