Precisa de ajuda
em saúde mental?

Clique em um serviço para mais informações

Acompanhamento psicológico para pessoas com questões de saúde mental.

UBS

Clique e encontre os serviços disponíveis mais próximo a você

 

Formas de acesso:
Demanda espontânea, pode ir diretamente a UBS mais próxima da sua residência, com consultas agendadas ou não.

Horário de funcionamento:
Horário comercial.
 

Atenção prestada pelo serviço:
– Acompanhamento psicológico de casos leves e moderados de saúde mental, com suporte da equipe do CAPS para a boa condução do tratamento do paciente.

– Atendimento médico em clínica geral, atendimento para curativos, vacinas, entrega de medicamentos, aplicação de injeções.

– Porta de entrada para outros serviços especializados, caso o usuário necessite, os profissionais da UBS direcionarão o paciente para o ambulatório de especialidades, CAPS ou Hospital de referência.

AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL

Clique e encontre os serviços disponíveis mais próximo a você

 

Formas de acesso:
Demanda espontânea, o usuário pode ir diretamente ao serviço de referência do seu território de moradia.

Horário de funcionamento:
Disponível 24 horas todos os dias da semana, inclusive feriados e fins de semana.
 

Atenção prestada pelo serviço:
Atendimento emergencial e imediato a casos graves e crises agudas relacionadas a transtornos mentais, envolvendo risco eminente de morte como tentativas de suicídio, episódios de autoagressão, agressão a terceiros e surtos psicóticos com agitação psicomotora.

CAPS I e II

Clique e encontre os serviços disponíveis mais próximo a você

 

Formas de acesso:
Demanda espontânea, o usuário pode ir diretamente ao serviço de referência do seu território de moradia, com consultas agendadas ou não. Também pode procurar a UBS mais próxima a residência para encaminhamento ao serviço.

Horário de funcionamento:
Horário comercial.
 

Atenção prestada pelo serviço:
– Serviço de saúde específico para tratamento e acompanhamento de casos de saúde mental, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, dentre outros transtornos.

– Atende pessoas de todas as faixas etárias, portadores de transtornos mentais graves ou persistentes. Além de casos de uso abusivo de álcool e drogas.

Os tipos de CAPS disponíveis nos municípios dependem da quantidade de habitantes. Veja abaixo:

– CAPS I – Disponíveis em municípios entre 20.000 a 70.000 habitantes.

– CAPS II – Disponíveis em municípios com mais de 70.000 habitantes.

Se não houver o serviço disponível no seu município, você deve procurar UBS ou outros serviços da rede básica com ações de saúde mental.

OUTRAS INICIATIVAS

Clínica Escola de Psicologia
Atendimento para avaliação, diagnóstico ou tratamento psicológico individual ou em grupo, para crianças, adultos, famílias e outros.

Geralmente, vinculado a instituições de ensino como universidades e faculdades, todos os atendimentos são conduzidos por alunos dos últimos anos de graduação ou pós-graduandos, sempre supervisionados por seus professores (médicos, psicólogos e responsáveis técnicos).

Site Mapa da Saúde Mental
O Mapa Saúde Mental foi desenvolvido com o intuito para conectar as pessoas em sofrimento psíquico aos locais de cuidado em saúde mental que oferecem atendimento presencial, gratuito ou com valores sociais.

CVV – Centro de Valorização da Vida
O CVV é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 1962, prestando serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio, com garantia de sigilo e anonimato, 24h por dia. Para acessar o serviço, entre no site do CVV e/ou ligue 188.

Formas de acesso e horário de funcionamento
de acordo com cada instituição.

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente