Em entrevista à TV Brasil, o psiquiatra Pedro Pan, especialista do Instituto Ame Sua Mente, alertou para os efeitos da hiperconexão entre o mundo real e o digital. Hoje, o uso de dispositivos móveis cresce de forma acelerada. O Brasil, por exemplo, já soma 480 milhões de aparelhos em uso. Como consequência, a dependência tecnológica se tornou um desafio importante para a saúde mental — especialmente entre crianças e adolescentes.

Segundo Pedro Pan, o excesso de estímulos digitais sobrecarrega a atenção e a memória. Além disso, o cérebro passa a priorizar recompensas imediatas, como likes e notificações, em vez de manter o foco em tarefas essenciais. Por isso, adolescentes que passam muitas horas no celular apresentam maior risco de ansiedade, depressão e baixo desempenho escolar.

Para combater esse problema, desde 2024, uma lei federal proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. Dessa forma, busca-se reduzir distrações e melhorar a aprendizagem. Além disso, a medida incentiva interações presenciais entre os estudantes e combate a dependência digital, que pode causar isolamento e dificuldade de concentração. Para encontrar equilíbrio, Pedro Pan recomenda definir limites diários para o uso das telas, além de  priorizar atividades offline, como esportes e brincadeiras ao ar livre. Também é fundamental conversar com os jovens sobre os riscos do uso excessivo.

Portanto, a hiperconexão é um problema crescente, mas, com consciência e políticas adequadas, é possível reconectar-se ao que realmente importa.

Assista a matéria completa através do link!

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente

    Nos diga o tipo de conteúdo que tem interesse:

    © 2023 por Ame sua Mente

    Ame sua mente
    logo_l

    ©2023 por Ame sua Mente