Violência nas escolasA violência no ambiente escolar voltou a ser tema de debate. O assunto ganhou destaque após a reportagem da Rádio BandNews FM sobre uma adolescente de 15 anos, bolsista de um colégio tradicional de São Paulo. Ela foi vítima de racismo e homofobia por parte de colegas. Segundo a família, as ofensas eram constantes. Além disso, mesmo após diversas tentativas de contato com a escola, nenhuma medida efetiva foi tomada.

No final de abril, a jovem foi encontrada desacordada no banheiro da instituição. Trata-se de um possível caso de tentativa de suicídio. Esse episódio evidencia, portanto, os graves impactos da violência emocional e simbólica na saúde mental de adolescentes.

Em entrevista à BandNews, o psiquiatra Gustavo Estanislau — especialista em saúde mental do Instituto Ame Sua Mente — ressaltou que é essencial agir imediatamente diante dos primeiros sinais de bullying. Segundo Estanislau,  “situações de violência, por menores que pareçam, tendem a se intensificar quando negligenciadas. A intervenção precoce é fundamental”, alertou.

Além das vítimas diretas, a violência escolar também afeta os estudantes que testemunham os episódios. Inclusive, dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostram que, mesmo os jovens que apenas observam essas situações, têm a saúde mental prejudicada. O psiquiatra reforçou que o trabalho de prevenção precisa envolver toda a comunidade escolar — educadores, famílias e alunos.

A reportagem ainda apresentou outros casos de preconceito em diferentes instituições de ensino. Esses relatos reforçam, assim, a importância de uma inclusão real e de uma escuta ativa por parte das escolas. O Colégio Mackenzie, onde ocorreu o caso principal, informou que está apurando a situação e oferecendo suporte à família.

Por isso, em uma sociedade cada vez mais conectada, combater a violência exige ação conjunta, empatia e uma mudança cultural nas escolas.

Acesse a matéria completa acessando o link! 

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente

    Nos diga o tipo de conteúdo que tem interesse:

    © 2023 por Ame sua Mente

    Ame sua mente
    logo_l

    ©2023 por Ame sua Mente