A depressão não afeta apenas o dia a dia da pessoa com o transtorno. Frequentemente, as pessoas que convivem com alguém com depressão, acabam enfrentando dificuldades de relacionamento incomuns para a maioria de nós. Mais do que os conflitos gerados pela falta de compreensão sobre a doença, sentir-se drenado e, ao mesmo tempo, culpado, é normal para quem está perto. Assim como é normal que na tentativa de ajudar, as pessoas próximas acabem atrapalhando, devido à falta de conhecimento sobre o assunto.

Cuidar e estar ao lado de alguém com depressão não é fácil. Por isso, listamos sete dicas para você poder lidar melhor com essas circunstâncias e de fato ajudar quem você ama.

1. Procure entender o tema

A primeira coisa a fazer quando a gente quer ajudar alguém é entender o seu problema. Então procure estudar o que é a depressão, seus sintomas, etc…Além de conversar com psicólogos e psiquiatras, você também pode buscar grupos de suporte formados por pessoas que convivem com parentes ou amigos com depressão. É possível encontrar fóruns na internet, além de grupos presenciais e online. Outra medida importante é ler bons conteúdos sobre o tema. Aqui no Instituto Ame Sua Mente contamos com o apoio de diferentes especialistas em saúde mental que criam conteúdos exclusivos. Além do blog, o Instituto tem ,Fichas Informativas, ,Audiobooks e ,Podcasts. Esse, audiobook sobre a depressão, por exemplo, explica de forma bem detalhada e esclarecedora o que é a depressão, quais são seus principais sintomas e tratamentos. Vale a pena conferir e dar o primeiro passo na hora de se informar 😉

2.Ouvir é o principal

Se você é um membro da família ou convive com alguém que está lidando com a depressão, fique mais atento às conversas.

Ao ouvir, você não precisa oferecer soluções ou insights. Muito menos julgar o que a pessoa com depressão está falando. Lembre-se que por conta da doença, ela está vendo o mundo por outra perspectiva que muitas vezes a gente não concorda. Mas neste momento, basta escutá-la atentamente e demonstrar que você se preocupa e está ao lado dela.

3.Seja solidário

Como já explicamos aqui no blog, a depressão não afeta apenas o nosso estado de humor. Ela também impacta as nossas ,funções executivas, que estão relacionadas com a nossa capacidade de organizar pensamentos, priorizar tarefas, tomar decisões, além de administrar o tempo. A depressão afeta diretamente nosso cérebro, gerando uma espécie de sobrecarga. Por isso, é comum que a pessoa com o transtorno tenha dificuldades ou simplesmente deixe de realizar atividades cotidianas como limpar a casa, tomar banho, comer, fazer o mercado, entre outras. Se oferecer para auxiliar alguém com depressão em suas atividades cotidianas pode ser um bom jeito de ajudar e, ao mesmo tempo, mostrar que você está presente.

4.Cuide de você mesmo

Dependendo da proximidade da pessoa e do seu quadro depressivo, é comum que aqueles que convivem de forma próxima fiquem esgotados com a situação. Não é à toa que, como mencionamos acima, quem está por perto acaba se sentindo sugado e ao mesmo tempo muito culpado por ter esse sentimento.

Mais do que oferecer apoio e suporte, é fundamental manter uma rotina de autocuidado e saber tirar um tempo para si sempre que necessário. Certamente você não estará cuidando bem de alguém com depressão se você mesmo estiver se sentindo exausto. Logo, reservar um espaço na agenda para realizar atividades que você goste e que te mantenham energizado são essenciais.

5. Reconheça as melhorias e pequenas vitórias

Em geral, a depressão costuma ser um transtorno de longo prazo que apresenta melhorias lentas. Por esse motivo, ao valorizar as pequenas vitórias e os sintomas que estão sendo minimizados, você encoraja quem sofre com a depressão, além de

lembrar a ela que seus esforços estão valendo a pena.

6.Incentive a pessoa a buscar ajuda

Embora existam vários tipos de tratamentos muito eficientes para pessoas com depressão, a melhoria dos sintomas nunca irá ocorrer se o indivíduo não buscar ajuda. Se você tem um amigo ou familiar que está com depressão, incentive-o a procurar tratamento e faça o que puder para ajudá-lo a dar o primeiro passo. Sem intervenção profissional, a probabilidade de recuperação é bem menor. Assim, vale a pena passar o telefone de um bom psicólogo ou psiquiatra para a pessoa, ou mesmo presenteá-la com livros que a ajudem a reconhecer o problema e aceitar mais facilmente o suporte profissional.

O convívio com alguém com depressão pode ser algo desgastante e extremamente frustrante. Por isso, não é apenas quem sofre com o transtorno que deve buscar ajuda profissional. Todos aqueles que estão envolvidos com o problema precisam de inteligência emocional e boas doses de autocuidado para enfrentarem a depressão e também se fortalecerem contra durante essa batalha.

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente