Como ajudar os jovens na fase de decisão pela carreira a seguir. Conheça a nova disciplina do ensino médio “Trabalho e Projeto de Vida”

O momento da decisão vai chegando e é inevitável sentir certa dose de angústia e incerteza. Normalmente, a escolha de uma profissão causa muita insegurança e, para a maioria dos jovens, é algo assustador. No Brasil, a questão é especialmente afetada pelo cenário de desigualdade socioeconômica, enquanto parte dos estudantes se preocupa em acertar de primeira, outros precisam abandonar a carreira dos sonhos para entrar precocemente no mercado de trabalho. A pandemia do COVID-19 deixou o cenário ainda mais desafiador.

Diante deste quadro, não é de se estranhar que a saúde mental dos jovens “fique por um fio”, mas nada de desespero. Além das opções tradicionais, estão surgindo inúmeras profissões, sem falar do empreendedorismo que vem ganhando espaço nos últimos anos e criando novas possibilidades.

Nesse período é também importante entender as realidades das profissões, seja com apoio de um profissional especializado, na escola, com a família ou até sozinho. Reservar tempo para pensar a carreira desejada permite ao adolescente refletir sobre quem ele é e o que ele quer de verdade, considerando seus valores e suas expectativas.

Manter o equilíbrio mental e o nível de ansiedade sob controle é outro ponto chave. Além de exercícios físicos e uma rotina de sono e alimentação equilibrada, a prática de meditação pode ser uma grande aliada para a proteção da saúde mental. Acesse o Mini manual sobre o Mindfulness e obtenha informações práticas.

Um novo olhar pedagógico

Tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos jovens para ingressar no mercado de trabalho, a partir de 2022, uma nova disciplina passou a fazer parte da grade escolar do ensino médio com caráter obrigatório. Com o nome “Trabalho e Projeto de Vida”, a matéria propõe a reflexão sobre o futuro e a promoção do autoconhecimento. É um espaço para que os alunos descubram suas potencialidades e seus desejos e entendam como combinar estes fatores para escolher uma carreira. A nova disciplina é uma estratégia pedagógica que permite ao adolescente ingressar na vida adulta com uma visão mais clara do lugar que deseja ocupar e, principalmente, de como chegar lá. Esse é um passo importante a favor da qualidade de vida e saúde mental desses jovens, pois os benefícios de se ter um propósito e um projeto de vida são cientificamente comprovados. Ter um plano, ou seja, uma jornada para percorrer promove o bem-estar psicológico e previne problemas como depressão e ansiedade.

O Projeto Ame sua Mente na Escola produziu alguns materiais sobre sobre este tema:

Podcast Episódio #13 “Projeto de Vida” com a psicóloga e pedagoga Ana Carolina D’Agostini. Ana é coordenadora de formação do Instituto Ame sua Mente e autora do livro sobre Projeto de Vida “Se Liga na Vida”, pela Editora Moderna.

Ficha informativa “Projeto de Vida” produzida pela psicóloga e pedagoga Ana Carolina D’Agostini com informações para ajudar o adolescente em busca de uma vida com propósito.

Como a família pode ajudar os jovens nas escolhas profissionais

Além do trabalho para o autoconhecimento, da informação e do apoio psicológico e pedagógico fundamental que a escola deve proporcionar para que o jovem encontre o próprio caminho, ter uma rede de apoio é fundamental, especialmente em momentos decisivos como este. Nessas horas, é difícil resistir à tentação de direcionar os filhos, mas é super importante que a família garanta que o jovem se sinta acolhido e, ao mesmo tempo, livre para pensar e conversar sobre o seu futuro, a partir de seu próprio ponto de vista.

Publicado em 25 de Agosto de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente