Durante a pandemia, muita gente encontrou nos animais de estimação uma forma de lidar com a solidão e o isolamento. De acordo com pesquisas, o número de adoções cresceu bastante nesse período. E isso não aconteceu por acaso. A presença dos bichinhos não só ajuda a aliviar a solidão, como também pode melhorar nossa saúde mental. Nos últimos anos, diversos estudos vêm investigando cada vez mais como o vínculo entre humanos e animais impacta o nosso bem-estar.
Os animais de estimação evoluíram para se conectar com seus tutores, tanto no comportamento quanto nas emoções. Os cães, por exemplo, conseguem interpretar o tom da nossa voz e também a nossa linguagem corporal. Assim como bons amigos, costumam olhar para seus donos tentando entender como eles estão. Naturalmente, esse comportamento também serve para descobrir quando será o próximo passeio ou quando vão ganhar um petisco.
Além disso, ter pets — especialmente cães e gatos — pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar quadros de ansiedade e até mesmo aliviar sintomas de depressão. Adicionalmente, eles diminuem a solidão, incentivam a prática de exercícios e ainda promovem momentos de diversão.
O que a ciência diz sobre pets e saúde mental
Já existem muitos estudos que mostram os efeitos positivos dessa relação. Alguns dados interessantes:
Pessoas com animais de estimação apresentam menor pressão arterial em momentos de estresse. Por exemplo, um estudo mostrou que pessoas hipertensas tiveram melhora nos índices após cinco meses da adoção de um cão;
Brincar com cães, gatos e outros bichos pode aumentar os níveis de serotonina e dopamina, trazendo mais calma e relaxamento;
Quem tem pets costuma ter níveis mais baixos de triglicérides e colesterol;
- Donos de pets com mais de 65 anos fazem 30% menos visitas ao médico em comparação com quem não tem um animal de estimação.
Um dos fatores que explicam os benefícios da convivência com os animais está no toque. Isso porque acariciar ou abraçar um bichinho alivia o estresse e reduz a ansiedade. Para se ter uma ideia, presidiários mostraram alterações significativas de comportamento após interagirem com animais de estimação.
Além disso, um pet pode ajudar seu dono a se sentir menos sozinho e incentivar a prática de atividades físicas. Por exemplo, 30 minutos de caminhada com um cão liberam endorfina e serotonina — os chamados hormônios do bem-estar — que ajudam a melhorar o humor.
Como os animais de estimação ajudam a nossa saúde mental
1. Mais exercícios no dia a dia, sem esforço
Levar o cachorro para passear é uma maneira divertida e natural de incluir atividade física na rotina. Se exercitar todos os dias, além de ser bom para o pet e seu dono, cria uma conexão maior entre os dois.
2. Menos solidão
O isolamento pode agravar sintomas depressivos. Por isso, a companhia de um pet é tão importante, especialmente para quem já está lidando com tristeza ou depressão. Cuidar de um animal nos faz sentir úteis, amados e nos ajuda a tirar o foco das dificuldades. Além disso, muitos tutores conversam com seus pets — e esses bichinhos acabam sendo aquele ouvido amigo que, às vezes, falta nas horas difíceis.
3. Novos amigos
Animais de estimação também podem facilitar novas amizades. Donos de cães, por exemplo, costumam conversar entre si durante passeios. Pet shops, clubes e aulas de adestramento também são ótimos lugares para socializar.
4. Menos ansiedade
A presença de um pet pode trazer conforto e aliviar a ansiedade. Como os animais vivem o momento presente, eles ajudam seus donos a se desconectarem das preocupações com o futuro e focarem no agora.
5. A paz do toque
Como já dissemos, o toque é uma necessidade humana. Ele ajuda a acalmar a mente e aliviar o estresse. E os pets adoram carinho. Fazer um cafuné é bom para eles — e também para nós.
Amor que transforma
Muitos donos dizem que seus pets são fontes de amor incondicional. E, de fato, isso faz sentido. Cães, gatos, pássaros, hamsters e até peixes podem, em muitos casos, ajudar seus tutores a se reconectarem consigo mesmos e também a enfrentarem dificuldades emocionais.
Por isso, se você está passando por um momento difícil, talvez seja a hora de considerar a adoção. Atualmente, há várias instituições que podem conectar um animal abandonado a um novo dono. Para o pet, é um recomeço. Já para o tutor, pode ser uma nova forma de viver — com mais presença, afeto e, sobretudo, saúde mental.