Ano novo, vida nova: veja como aproveitar o período das férias para desenvolver novos hobbies.

Nossa mente precisa de uma variedade de estímulos para se desenvolver e funcionar plenamente. Dessa forma, novas conexões mentais acontecem em nosso cérebro, que passa a ter mais referências, favorecendo o pensamento criativo e a saúde mental.

Quando vivemos com uma rotina muito maçante e não abrimos espaço para o novo em nosso dia a dia, acabamos vivendo no “modo automático”. E isso acaba afetando principalmente o nosso cérebro.

Mas por que é tão difícil sair da mesmice?

Por natureza, nosso cérebro busca economizar energia. Esse é um mecanismo baseado no instinto de sobrevivência, pois podemos precisar dessa energia para alguma situação extrema. Daí, nossa tendência em agir sempre da mesma forma e buscar situações a que estamos acostumados.

A rotina também nos proporciona bem estar e benefícios à saúde mental, já que a previsibilidade, gera  uma sensação de estabilidade e segurança, o que reduz o estado de alerta e o nível de estresse e ansiedade.

 

Contudo, é preciso vencer a barreira da inércia e experimentar contextos que nos levem para fora da zona de conforto. É necessário que haja um esforço nessa direção, estar aberto a novos estímulos e ideias, assumir uma postura flexível, humilde e curiosa.

 

Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou que a adoção de novos hobbies fortalece nossa saúde mental. Até mesmo atividades mais simples, como escrever com a mão não dominante ou fazer de outra maneira algo que estamos acostumados, são boas práticas para exercitar nossa mente e estimular novas conexões, contribuindo, assim, para a longevidade do nosso cérebro.

Dicas de atividades para experimentar

Tente se dedicar a algo novo que te faça bem, sem julgamentos; Quem sabe você descobre um novo hobby. Veja algumas ideias de atividades que trazem relaxamento, animação ou concentração:

Atividades físicas, como musculação ou danças;

Desenvolvimento artístico, como pintura ou escultura;

Práticas domésticas, como cuidar de plantas ou cozinhar;

Estímulo cognitivo, como leitura, a escrita ou um novo idioma;

 

Escolha uma prática que você se identifique e que te traga satisfação. A ideia é justamente sair do piloto automático e criar momentos de leveza e tranquilidade. Permita-se! Esses momentos despretensiosos, nos trazem equilíbrio mental e estimulam o autoconhecimento, a criatividade e a motivação.


Abra espaço para o novo

Visitar novos lugares e conhecer novas pessoas também aguçam a curiosidade e ampliam o repertório. Aproveite o tempo livre para descobrir o que te faz bem. Volte o foco para si mesmo, antes que os cuidados com os outros e as tarefas mais práticas te atropelem.

O início de um novo ciclo é sempre uma boa hora para se reorganizar, criar novos hábitos,   inserir novas abordagens e elementos em seu cotidiano. Certifique-se de que, neste planejamento, haja espaço para atividades que têm por objetivo único e exclusivo o prazer.

Sabemos que essa iniciativa pode ser um desafio em meio a uma cultura de excesso de informação e supervalorização da produtividade. Porém agora, você já sabe que vale a pena abraçar essa causa, sem culpa: ano novo, vida nova.

 

Publicado em 27 de Dezembro de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente