Selo “Escola que Ama sua Mente”

No último dia 28 de abril foi lançado o Selo “Escola que Ama a sua Mente”. Além de identificar escolas comprometidas com ações relacionadas à promoção da saúde mental, o selo também propõe uma jornada de desenvolvimento a todas as escolas participantes. Com esta iniciativa, pretende-se criar de fato uma cultura de promoção, prevenção e manejo da saúde mental na rotina escolar.

Essa jornada é composta por 5 passos, sendo o primeiro deles o cadastro no site do Selo Escola que Ama a Sua Mente. Esta etapa é simples e consiste na coleta de dados da escola, da pessoa que está preenchendo o cadastro e do aceite do regulamento. Com isso, a escola passa a ter um login e senha, vinculado ao seu número INEP.

O próximo passo é o preenchimento do autodiagnóstico, uma ferramenta bastante didática para a escola visualizar e refletir sobre as práticas de saúde mental que já vem sendo realizadas, além de detectar as oportunidades de melhoria.

Após o preenchimento do questionário de autoavaliação, nossa equipe fará uma análise simplificada sobre o resultado obtido pela escola, de acordo com os critérios do Selo.

O autodiagnóstico também pode ser feito por escolas que não atendem aos critérios de participação do Selo.

As escolas aptas a participarem devem seguir fazendo a adesão ao selo. É nesse momento que as escolas enviam seus documentos, assinam oficialmente o termo de adesão e recebem o Selo “Escola que Ama sua Mente”.

O período de inscrições está aberto até 15/07/22.

Após receberem o Selo, as escolas passam por um processo de avaliação. As instituições que mais se destacaram nas dimensões e eixos avaliados poderão receber uma visita técnica de avaliadores para checagem e coleta de maiores informações sobre as boas práticas. A ideia é conhecer melhor as práticas das escolas e selecionar as mais inspiradoras.

Selo “Escola que Ama sua Mente”E, assim, chegamos à última etapa da jornada: o reconhecimento das melhores práticas. Este reconhecimento será realizado em um evento virtual, que marcará o primeiro encontro de todas as escolas que aderiram ao Selo. O evento de Reconhecimento das Melhores Práticas também dará início às atividades da comunidade do Selo “Escola que Ama Sua Mente”, que tem o objetivo de promover troca de experiências, disseminar conhecimentos e realizar formações de maneira contínua.

Para saber mais sobre o Selo “Escola que Ama Sua Mente”, clique aqui.

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente