
Antes de encerrar o ano, o Instituto Ame Sua Mente compartilha o balanço de 2025, reunindo, assim, os principais resultados alcançados ao longo destes 12 meses de atuação. De fato, foi um ano intenso, com iniciativas implementadas em todas as regiões do Brasil.
Nesse contexto, o balanço de 2025 reforça nosso compromisso não apenas com a promoção da saúde mental, mas também com o fortalecimento da educação pública e a transparência de nossas ações.
Impacto em educação e saúde mental em 2025
Em 2025, nossos cursos de formação ampliaram seu alcance de forma significativa.
Entre janeiro e novembro, nossas iniciativas chegaram a mais de 1.000 escolas em todo o país. Além disso, 7.500 educadores, gestores escolares e psicólogos escolares participaram das formações.
Como resultado, mais de 242 mil estudantes foram beneficiados de forma indireta.
Balanço de 2025: Marcos da Jornada

Rodrigo Bressan, presidente do Instituto, ministra aula de abertura da formação para gestores.
Ao longo do ano, o Instituto Ame Sua Mente também avançou no desenvolvimento de estratégias voltadas a diferentes públicos da comunidade escolar.
Nesse sentido, as ações foram pensadas em resposta às demandas específicas de cada contexto educacional.
Entre os destaques, estão o projeto piloto direcionado a gestores escolares e, além disso, a nova formação específica para psicólogos escolares. Ambas as iniciativas fortalecem a atuação em saúde mental nas redes públicas de ensino.
Formação para Gestores
Em 2025, em parceria com o Instituto Unibanco, realizamos o projeto piloto de uma formação desenvolvida especialmente para os gestores escolares, já que as equipes de liderança desempenham papel crucial na implementação de estratégias nas comunidades escolares. A formação tem como objetivo fortalecer esses profissionais em seus processos de orientação, sustentação e ampliação das ações de promoção da saúde mental nas escolas.
Os resultados da avaliação apontaram dados expressivos:
92,3% recomendam a formação para outras pessoas;
100% avaliaram positivamente a conexão entre teoria e prática, a contribuição para a atuação profissional, a clareza dos materiais e a organização geral;
100% aprovaram a diversidade de formatos e a navegabilidade da plataforma.
“Antes eu não sabia reconhecer direito. Quando um aluno estava em sofrimento, achava que era apenas desinteresse. Depois da formação, já consigo identificar sinais e pensar em como acolher. Passei a conversar mais com os professores sobre isso e percebi que eles também começaram a olhar diferente para os alunos.” Gestora Escolar da Secretaria de Educação do Maranhão
Formação para psicólogos escolares
Ainda neste período, o Instituto Ame Sua Mente estruturou uma nova formação voltada a psicólogos escolares. A iniciativa visa qualificar esses profissionais, oferecendo não apenas informações atualizadas, como também ferramentas práticas para uma atuação mais efetiva no contexto educacional.
Dessa forma, o curso contribui para a implementação da Lei nº 13.935/2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de ensino básico.
Com 25 horas/aula, distribuídas em oito módulos, a jornada foi construída de maneira colaborativa. Só para ilustrar, psicólogos escolares de diferentes regiões do país participaram de grupos focais e, assim, contribuíram para garantir aderência às realidades locais.
Em breve, o curso estará disponível para as redes públicas de ensino.

Aula para educadores de São Paulo.
Ame Sua Mente na Escola
SÃO PAULO
Em 2025, realizamos, pela primeira vez, dois ciclos da formação Ame Sua Mente na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Além disso, iniciamos uma nova colaboração, desta vez, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo (DECT-SP), através do Centro Paula Souza (CPS). Como resultado, expandimos a jornada formativa para os profissionais do CPS e para os educadores das ETECs e FATECs.
PARANÁ
Já no Paraná, em parceria com a Fundação Itaú Social, concluímos a formação para educadores, em setembro. Somados aos 150 técnicos da Diretoria de Ensino Inclusiva (DEIN/SEED-PR), formados na primeira fase do projeto em 2024, ampliamos ainda mais o acesso a conhecimentos essenciais sobre saúde mental na rede pública estadual.
Após a conclusão do curso, os técnicos da DEIN elaboraram roteiros formativos colaborativos, com base nos principais desafios identificados na rede estadual e sob orientação dos especialistas do Instituto. Daí em diante, esses profissionais passaram a multiplicar o conhecimento e a mobilizar a comunidade escolar para a construção de uma cultura de promoção da saúde mental.
PARÁ
A formação em saúde mental do Instituto Ame Sua Mente chegou à região Norte, por meio da parceria com a Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA), com apoio da Fundação Itaú Social.
Além do letramento, foi criado um grupo de trabalho com educadores locais, orientado por especialistas do Instituto. O grupo elaborou protocolos de saúde mental com recomendações para temas prioritários na rede pública de ensino, como por exemplo:
Manejo de crises;
Violência, bullying e cyberbullying;
Autolesão.
De Norte a Sul, promovendo a saúde mental
Em 2025, nossos projetos estiveram presentes nas cinco regiões do Brasil. As conquistas desse ano renovaram nosso entusiasmo para que em 2026 possamos atuar com o mesmo compromisso: de ampliar ainda mais nosso impacto em saúde mental.







