Cinco mitos sobre terapia

Cinco mitos sobre terapia

Preconceito e desinformação reforçam ideias equivocadas que muitas pessoas ainda acreditam.

Os psicólogos exercem papel fundamental tanto na promoção da saúde mental, quanto na prevenção e tratamento de transtornos mentais. Antes visto como algo supérfluo, a psicoterapia ganhou mais espaço e o trabalho destes profissionais maior notoriedade. Nossa mente agradece!

Ainda assim, muitos são os estigmas que cercam o tema. Veja abaixo 5 mitos sobre a psicoterapia e entenda porque o trabalho de um bom psicólogo faz diferença na vida das pessoas.

Cinco mitos sobre terapia “O psicólogo oferece conselhos e vai me dizer o que eu preciso fazer para solucionar qualquer questão.”

É importante entender que a função de um psicólogo não é resolver um problema para você, mas sim te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para que você mesmo possa ter uma visão mais clara da situação e assim agir para atingir seus objetivos.

Em outras palavras, os psicólogos oferecem orientações para que você organize seus pensamentos, compreenda sentimentos e analise diferentes aspectos da realidade que está vivendo, para então poder enfrentar as dificuldades.

“Quem busca terapia está doente e só vai ao psicólogo quem tem algum transtorno ou distúrbio mental.”
A psicoterapia não é voltada, exclusivamente, para quem está com algum tipo de transtorno ou problema de saúde mental, embora seja uma ferramenta muito importante nestes momentos. Ela também é recomendada a qualquer pessoa que tem o desejo de desenvolver habilidades socioemocionais, entender e ressignificar experiências, encontrar alternativas para alguma dificuldade específica ou, simplesmente, para o autoconhecimento. O trabalho do psicólogo nos ajuda a enfrentar mudanças e desafios, que fazem parte da vida, além de criar alicerces para a construção de relações mais saudáveis.

“Conversar com um amigo é o mesmo que fazer terapia.”
Ter pessoas com quem você possa contar e desabafar é muito bom, mas não substitui a ajuda de um profissional especializado. A psicoterapia é uma prática fundamentada em teorias científicas, o que qualifica o terapeuta para trabalhar com clareza e imparcialidade.

Além disso, o psicólogo trata das questões do paciente sem julgamentos nem preconceitos, respeitando o sigilo e a privacidade. Desta forma, ele oferece um ambiente acolhedor e seguro para que se possa desenvolver diálogos abertos e profundos.

“A terapia dura para sempre e demora muito para fazer efeito.”
A duração e os resultados obtidos na psicoterapia variam. Você pode sentir uma transformação significativa após algumas sessões ou levar um período maior para notar alguma evolução. O tempo do acompanhamento psicológico está diretamente relacionado à complexidade das questões, aos objetivos e comprometimento do paciente. Além disso, existem diversas linhas de psicoterapia – como a psicanálise, a cognitivo-comportamental, a terapia lacaniana e a analítica – com estratégias bastante diferentes que impactam o tempo do processo terapêutico.

“O psicólogo precisa ter passado exatamente pelo mesmo que eu para me compreender.”
A formação do psicólogo foca exatamente na compreensão dos sentimentos humanos e como eles impactam a existência de cada indivíduo de forma diferente. Mesmo que duas pessoas passem pela mesma situação, o resultado é singular em cada uma. Assim, o psicoterapeuta possui conhecimento e técnicas para compreender diferentes situações e realidades, e a partir de um olhar individualizado, conduzir o paciente em uma jornada para que encontre um “lugar” dentro de si, onde se sinta mais confortável e preparado para lidar com as emoções, relações e situações da vida.

Publicado em 27 de Agosto de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente