Como a natureza ajuda a sua saúde mental

Como a natureza ajuda a sua saúde mental

 

Se alguém sugerir a você um “banho de floresta”, qual seria a sua reação? O termo que pode soar estranho, é uma prática terapêutica popular, principalmente no Japão e no Extremo Oriente, baseada em uma imersão na floresta. Criado na década de 1980, o conceito nada mais é do que a tradução da ideia de bem-estar e saúde através da conexão com a natureza. A prática  ganha adeptos a cada dia e, garantem os especialistas, faz bem para a nossa saúde integral.

Nos grandes centros urbanos, onde vive 55% da população mundial, cada vez mais prédios e construções afastam as pessoas da natureza, o que torna o tema ainda mais importante.

Os benefícios dos espaços verdes

Uma pesquisa realizada no Japão apontou que a imersão nas florestas reduz em 13% a concentração de cortisol, substância conhecida como “hormônio do estresse”, no sangue, além de diminuir em 18% a atividade do sistema nervoso simpático, responsável por reações involuntárias a situações de perigo e ansiedade.

Outro estudo, publicado na plataforma científica Science Direct, demonstrou que espaços verdes em hospitais trazem ganhos terapêuticos relevantes. A pesquisa reuniu artigos sobre o tema para reforçar a importância de áreas arborizadas em hospitais para otimizar os tratamentos com os pacientes e trazer maior conforto para funcionários e visitantes.

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reuniu e incorporou dados relevantes sobre o tema a um projeto que busca difundir a importância da conexão com a natureza para a saúde. Uma das estratégias da iniciativa é formar um novo tipo de profissional, o “ecotuner”. Trata-se de um especialista em orientar as pessoas a respeito da importância do contato regular com grandes áreas verdes. Há, inclusive, a expectativa de incluir o “banho de floresta” nas práticas integrativas e complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um remédio para a mente

Abraçar uma árvore, respirar ar puro, sentir a grama com os pés e outros gestos simples podem ser poderosos aliados da saúde mental. É o que mostra um estudo que agrupou bases de dados de diferentes pesquisas realizadas entre os anos 2000 e 2021.

Dentre as descobertas, destacam-se de forma recorrente os ganhos em relação ao tratamento de dois transtornos mentais bastante conhecidos, a ansiedade e a depressão. O amplo levantamento reafirmou o fato de que ambientes excessivamente urbanizados nos deixam mais vulneráveis sob a ótica da saúde mental. Nesse cenário, o papel terapêutico dos espaços arborizados é fundamental.

Estar mais perto da natureza também pode fazer muito bem às crianças. Uma pesquisa, publicada no Journal of Attention Disorders, demonstrou que uma simples caminhada no parque pode elevar o nível de concentração em crianças que possuem TDAH – déficit de atenção e hiperatividade.

Abrace essa ideia

Cuidar da saúde mental é uma prática que, como uma planta, deve ser cultivada a cada dia. Não existe época do ano certa para cuidar da mente, já que ela precisa ser preservada em nome do equilíbrio e do bem-estar. Adote em sua rotina momentos para vivenciar a natureza, os ganhos proporcionados são inúmeros e podem ser sentidos rapidamente. Veja alguns benefícios: controle dos níveis de estresse e pressão sanguínea, aumento de energia, disposição, concentração e criatividade. 

“Não corra atrás das borboletas, cultive seu próprio jardim.” Mário Quintana

Se você quiser aprender mais sobre esse tema tão rico, vale a leitura de “Banho de Floresta: como as árvores podem ajudar você a ter mais saúde e felicidade”. A obra, escrita pelo professor chinês Qing Li, traz detalhes sobre essa prática terapêutica.

Cuidar da mente é cuidar da gente! Quanto mais cedo melhor! #amesuamente

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente