O início de um ciclo costuma  levar-nos  a reflexões sobre o que valeu a pena e o que precisa ser mudado. Rever valores, prioridades, estabelecer metas e renovar a esperança. Na base de tudo isso está a saúde. E é a partir daí que podemos seguir nessa jornada para conquistar o que queremos. 

Felizmente, a saúde mental tem ganhado cada vez mais atenção. Não por acaso, janeiro foi escolhido oficialmente como o mês de conscientização sobre o tema.

O movimento Janeiro Branco nos remete àquela folha em branco em que listamos os objetivos e começamos a escrever uma nova história no ano que se inicia. 

Criada há 10 anos por psicólogos mineiros, a campanha já foi adotada por diversos países, como Angola, Colômbia, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Vale ressaltar que, em 2023, foi sancionada a lei que oficializa essa campanha de conscientização. 

De janeiro a janeiro 

A saúde mental precisa estar nas rodas de conversa e, gradualmente, deixar de ser tabu. Essa mudança da relação que temos com o tema, com mais cuidados e menos preconceito, é urgente! 

“Na pandemia, a saúde mental entrou pela porta da frente. O aumento do número de casos de transtornos mentais e violência, principalmente entre os jovens, trouxe à tona uma crise global real. Houve também um agravamento de casos já existentes em pessoas que não faziam o acompanhamento adequado”, alerta Rodrigo Bressan, psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente.

Ele explica que essa triste realidade resulta de uma era em que os problemas de saúde mental eram discriminados e silenciados pelo estigma e preconceito, que, infelizmente, ainda são os grandes obstáculos.”

Por esses motivos, não dá mais para esconder o problema debaixo do tapete. Não há dúvida de que, enquanto transtornos mentais se desenvolverem de forma silenciosa e sem a devida atenção, será muito difícil transformar essa realidade.

Como criar uma nova cultura de saúde mental? 

Só podemos mudar aquilo que conhecemos. Devemos descomplicar os conceitos para lidar com a saúde mental. Através do conhecimento, podemos praticar os cuidados com a mente e prevenir transtornos mentais, partindo da identificação dos primeiros sinais de problemas e do diagnóstico precoce para o encaminhamento adequado.

Um dos caminhos para essa transformação é fomentar a cultura da saúde mental no ambiente escolar, com o intuito de desenvolver plenamente os potenciais das crianças e jovens. 

Cuidar da mente é cuidar da gente

Segundo Bressan, a saúde mental tem a ver com a nossa capacidade de existir, criar relações, produzir, pensar e ter bem-estar. O cuidado com ela faz toda a diferença na forma como experienciamos a vida.

Que tal trazer a questão da saúde mental para o centro de suas resoluções de ano novo? 

Neste outro texto sobre o Janeiro Branco, trazemos um breve resumo a respeito do tema da saúde mental ao longo da história.
Vale a pena ler.

No site do Instituto Ame Sua Mente você encontra um menu de conteúdos gratuitos, em diversos formatos, que abordam a saúde mental, decodificando o conhecimento científico com uma linguagem simples e acessível. 

Para navegar pelos textos, vídeos e podcasts do nosso menu de conteúdos, clique no link

A mente é sua lente para o mundo! #amesuamente

Publicado em 03 de Janeiro de 2024

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente