Nem sempre é fácil identificar um transtorno mental. Mudanças nos comportamentos, pensamentos e sentimentos podem surgir em qualquer fase da vida. No entanto, quando essas alterações provocam ansiedade, angústia ou medo em excesso por um período prolongado e que afetam a qualidade de vida, é hora de buscar ajuda profissional. Será que você precisa de ajuda?
Afinal, o que é transtorno mental?
Transtorno mental é uma alteração da atividade cerebral que afeta os sentimentos, pensamentos e comportamentos. São estados psicológicos que persistem ao longo do tempo com intensidade significativa, prejudicando a rotina da pessoa. Os sintomas podem incluir dificuldade de raciocínio, comunicação prejudicada e mudanças físicas, como distúrbios no sono e no apetite.
Outros sinais de alerta são o esquecimento frequente, medos intensos e dificuldades de socialização. Os transtornos podem ser determinados por fatores genéticos ou pela combinação de uma vulnerabilidade genética com fatores psicológicos, associados, geralmente, a condições ambientais, situações de estresse intenso ou ainda abuso de drogas.
Entre os transtornos mais comuns estão: depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). É importante lembrar que algumas manifestações são temporárias, enquanto outras se tornam crônicas. Nem sempre os sintomas são evidentes, por isso, observar mudanças de comportamento e procurar um psicólogo ou psiquiatra pode fazer toda a diferença.
O preconceito adoece o Brasil
Outro dado preocupante é o crescimento dos casos de suicídio no país. Em 2002, foram cerca de 7 mil registros. Já em 2022, o número subiu para 14 mil. O que poucos sabem é que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a transtornos mentais.
Infelizmente, o preconceito e a falta de informação ainda afastam muitas pessoas do cuidado. Segundo a National Alliance on Mental Illness, o estigma e preconceito retardam de 8 a 10 anos a busca por ajuda profissional.
A psicofobia — termo usado para designar o preconceito contra pessoas com transtornos mentais ou deficiência intelectual — reforça o medo e a vergonha. Isso afeta não só quem sofre, mas também seus familiares.
A prevenção é o melhor tratamento
Um diagnóstico precoce, seguido do encaminhamento para o tratamento adequado, aumenta significativamente as chances de recuperação e melhora da qualidade de vida.
Por isso, o Instituto Ame Sua Mente, com o apoio do Instituto ABCD e da Associação Umane, organizou um guia completo com informações essenciais sobre os serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico oferecidos pelo SUS. Também reunimos iniciativas independentes e acessíveis, além dos serviços públicos de assistência social.
Criamos uma plataforma digital simples e prática, onde é possível localizar os serviços mais próximos de acordo com suas necessidades. Lá, você encontra:
Apoio psicológico e psiquiátrico para quadros moderados, graves ou persistentes.
Orientações específicas para jovens e crianças com transtornos mentais, especialmente em casos de negligência ou uso abusivo de álcool e drogas.
Informações sobre atendimento emergencial para situações urgentes.
Acesse, clicando no link abaixo, e compartilhe esse material de utilidade pública para quem precisa de ajuda.
O conhecimento é a melhor arma contra o preconceito. Acesse e saiba mais sobre os cuidados com a saúde mental.