Nos últimos anos, o debate sobre diagnósticos na infância tem ganhado espaço no Brasil. Reportagem do Estadão contou com a participação do psiquiatra Pedro Pan, pesquisador da Unifesp e membro do Instituto Ame Sua Mente, que alerta para o crescimento da medicalização e da patologização de comportamentos típicos da infância e da adolescência.
O crescimento dos diagnósticos na infância
Segundo Pedro Pan, escolas passaram a acumular relatórios médicos e laudos de alunos em ritmo acelerado. O que antes cabia em uma pasta, hoje já ocupa armários inteiros. Essa explosão de diagnósticos na infância não significa necessariamente um aumento real dos casos clínicos, mas sim maior conscientização, ampliação dos critérios e também pressões culturais e sociais.
Impactos na escola e nos professores
O psiquiatra destaca que muitas vezes as escolas esperam desempenhos acima da média desde a primeira infância, o que pode gerar encaminhamentos precipitados. Nas redes públicas, por outro lado, há falta de acesso a especialistas e a diagnósticos básicos. Esse desequilíbrio sobrecarrega professores, que acabam assumindo funções clínicas sem formação adequada, aumentando o risco de adoecimento emocional dos educadores.
Diagnósticos na infância não são sinônimo de medicação
Pan reforça que sofrimento infantil não deve ser confundido automaticamente com transtorno mental. O processo de diagnóstico em psiquiatria exige tempo, escuta e análise contextual. Mesmo em quadros como TDAH e TEA, os diagnósticos não devem levar à medicalização imediata, já que intervenções psicossociais e pedagógicas são fundamentais.
Um olhar cuidadoso para a infância
Para o especialista, é urgente diferenciar sofrimento cotidiano de transtornos psiquiátricos, evitando a medicalização excessiva. O caminho não é negar a saúde mental nas escolas, mas sim estruturar formas de cuidado, fortalecer professores e ampliar o acesso real a serviços de saúde.
O debate sobre diagnósticos na infância precisa ir além dos rótulos: antes do laudo, o olhar; antes da medicação, o afeto.
Veja também:
Saúde mental e IA: como proteger vidas em tempos digitaisSaúde mental e IA: tragédias com jovens reacendem debate sobre responsabilidade da tecnologia A relação entre saúde mental e inteligência artificial (IA) recebe cada vez mais atenção, sobretudo após casos trágicos envolvendo jovens em interações com chatbots. Recentemente, uma reportagem da Record trouxe à tona histórias que levantam questionamentos urgentes: até onde ferramentas como o […]
Adolescentes e aparência: Gustavo Estanislau analisa os impactos do culto ao corpo entre jovensA relação entre adolescentes e aparência nunca esteve tão intensa e, em muitos casos, perigosa. Isso acontece porque a pressão por um padrão de beleza, potencializada pelas redes sociais, pela indústria da estética e pelos suplementos alimentares, tem levado jovens a desenvolver comportamentos obsessivos. Como consequência, sua saúde mental e física acaba sendo diretamente afetada. […]
Ame sua Mente na Escola chega ao ParáO Ame sua Mente na Escola chega ao Pará. A formação, que recentemente encerrou suas inscrições, nasce da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) do Pará, o Instituto Ame sua Mente e a Fundação Itaú Social. Voltado aos servidores da rede pública estadual de ensino, o programa busca apoiar professores, gestores e demais profissionais […]







