Entenda como dormir bem pode influenciar positivamente a saúde mental e o desenvolvimento cerebral das crianças.

Ter boas noites de sono é uma prática essencial para qualquer pessoa em todas as fases da vida. Mas, especialmente na infância, dormir respeitando a quantidade necessária de horas impacta diretamente o nosso desenvolvimento. É durante esse período que o corpo exerce suas funções restauradoras mais relevantes, como reparar tecidos, desenvolver músculos e sintetizar proteínas.

O sono também cumpre papel importantíssimo para o cérebro e a nossa saúde mental;  ele reduz o estresse, o que melhora a concentração e ajuda a fixar as informações  recebidas durante o dia, facilitando, assim, o aprendizado. 

Veja o impacto de uma rotina de sono desregulada, durante a infância, na saúde mental.

Segundo uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, crianças que não dormem o suficiente têm mais problemas psicológicos e comportamentais, em comparação com as que dormem a quantidade necessária de horas. 

Após dois anos de estudos, verificou-se que os pequenos que dormiam menos apresentavam aspectos como impulsividade, estresse, depressão, ansiedade e comportamento agressivo, além de prejuízos nas funções cognitivas, que afetam o aprendizado e a tomada de decisões. 

Transtornos mentais

Já em outra pesquisa, os problemas de saúde mental na adolescência foram relacionados com a baixa qualidade do sono na infância. Produzido por integrantes da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, o estudo analisou dados de aproximadamente 7 mil adolescentes e mostrou que a pouca quantidade de sono está associada ao aumento da incidência de casos de transtorno borderline. Além disso, conforme a pesquisa, o sono prejudicado também está relacionado com o desenvolvimento de depressão, principalmente por volta dos 10 anos de idade. 

Com as evidências, conclui-se que a falta recorrente de sono durante a infância é extremamente prejudicial à saúde mental, influenciando diretamente a adolescência e a idade adulta. 

Desenvolvimento 

O sono tem também o papel de auxiliar no desenvolvimento intelectual das crianças. É enquanto dormimos que nosso cérebro integra os diversos aprendizados cotidianos.

Por outro lado, quando não temos a quantidade e qualidade de sono que precisamos, ficamos cansados, e, normalmente, apresentamos dificuldade de concentração, desinteresse por atividades e irritação.

Ao longo do tempo, a privação de sono prejudica o desenvolvimento neuromotor, e pode influenciar o aparecimento de problemas psicológicos, além de diminuir a produção de diversos hormônios, o que pode levar a problemas de excesso de apetite, subdesenvolvimento de músculos e sistema imunológico frágil. Saiba mais sobre como os hormônios agem na nossa saúde mental clicando aqui.

Rotina do sono

O número de horas que uma criança deve dormir varia de acordo com a faixa etária. Veja o que recomenda a National Sleep Foundation, organização americana especializada em saúde do sono:

Além da duração do sono, é fundamental programar um horário para a criança dormir e acordar. Criar uma rotina de sono desde cedo ajuda a otimizar a qualidade do sono fazendo com que essa criança acorde menos durante a noite. Para isso, pais e cuidadores devem se atentar aos rituais, fazendo uma higiene do sono:

É importante que o cronograma seja firme e tenha seus horários respeitados.

Idealmente, deve-se ficar longe das telas por, pelo menos, uma hora antes do horário de dormir.

Atividades físicas também devem ser limitadas até, no máximo, duas horas antes do horário de descanso. Embora a agitação antes do sono pareça servir para cansar, ela causa uma euforia que prejudica o processo de adormecimento, impactando de forma negativa a qualidade do sono.

Durma bem e dedique-se para garantir esse direito das crianças. ; )

Publicado em 21 de Dezembro de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente