Cuidar da saúde mental

Saúde mental e vida moderna

Cuidar da saúde mental e saber como manter o equilíbrio é uma questão que ganha cada vez mais holofotes. A necessidade dos cuidados com a mente recebeu ainda mais importância durante a pandemia, que trouxe drásticas mudanças de rotina e acelerou tendências de comportamentos. Com isso, acabou estourando a bolha para que o tema fosse discutido de forma mais aberta e natural. Questões como o hábito de compras e pedidos online, home office, a conexão com as pessoas através dos meios digitais e o consumo excessivo de informações — principalmente por meio das redes sociais — ganharam força e impactaram não apenas a maneira como vivemos e nos relacionamos, mas também como olhamos para o mundo e para nós mesmos.

Nos acostumamos a trabalhar de casa, a acumular funções e a consumir muito mais conteúdo virtual do que antes. Dados do Relatório Global de Perspectivas de Mídia 2022, organizado pela YouGov, empresa britânica de pesquisa de mercado baseada na internet, mostram que um terço dos adultos em todo o mundo passou mais tempo nas redes sociais em 2021 do que em anos anteriores. Com todas essas transformações, como cuidar da nossa saúde mental e processar tantas mudanças?

Vida pessoal X vida profissional

Trabalhar em casa sempre foi algo esporádico ou limitado a algumas profissões específicas. Após a pandemia, o home office tornou-se comum em diversas áreas. Mesmo com todos os benefícios da prática, é importante se atentar aos problemas que podem acompanhá-la.
Definir um horário específico para iniciar e terminar a jornada é essencial, assim como organizar o fluxo de trabalho com a equipe aumenta a produtividade e reduz a insegurança em relação a prazos de entregas.

Mas cuidado, é preciso cumprir os horários estabelecidos, inclusive delimitando até que horas as demandas profissionais podem ser debatidas, lembrando que trocar mensagens no WhatsApp e falar ao telefone também é trabalho.
Estender essa jornada, pode gerar exaustão mental, causando um aumento do nível de estresse que prejudica o desempenho profissional e, somado à falta de momentos de qualidade destinados ao relaxamento e ao lazer, pode acarretar problemas de saúde mental.

Assim, além de manter uma rotina bem consolidada, é fundamental garantir alguma atividade pessoal para relaxar, descontrair com as pessoas queridas ou fazer qualquer atividade física. As pequenas pausas ao longo do dia para descansar, se alimentar e fazer alongamentos, também evitam a sobrecarga mental e física.

 

Você sabe lidar com a super conexão e o excesso de informações?

Com as mudanças globais e a quantidade ilimitada de conteúdo online, manter-se informado passou a ser um desafio. No entanto, essa overdose de informações pode prejudicar a nossa capacidade de tomada de decisões e nos trazer sentimentos de frustração e incompetência. Outra questão relevante é o mundo irreal visualizado nas redes sociais, que não representa a vida como ela é. A própria dinâmica de reconhecimento e curtidas das redes, ativam o sistema de recompensa em nosso cérebro e pode facilmente levar ao vício. Contudo, o meio digital, com frequência, torna-se um gatilho para a ansiedade e a depressão.

Soma-se a isso o fato de que com mais pessoas consumindo as mídias digitais, naturalmente cada vez mais conteúdo é produzido para esses meios, causando uma infodemia: uma epidemia tanto de informações de qualidade quanto imprecisas, que por conta da velocidade que surgem e que são compartilhadas, acabam por gerar confusão e desinformação. Para reduzir esse problema, é importante selecionar bem os conteúdos consumidos e buscar mais de uma fonte confiável sobre o assunto.

A consciência dessas armadilhas do nosso dia a dia é essencial para que possamos nos adaptar a essa nova realidade de forma a manter o nosso bem-estar. Pense sobre isso e avalie. Muitas vezes é preciso determinação e disciplina para a mudança de hábitos. A organização da rotina é novamente uma grande aliada nessa questão: procure não consumir só conteúdos informativos o tempo todo, se permita acessar alguns conteúdos para se entreter ou relaxar. E principalmente, tenha períodos de lazer e confraternização offline, pois nosso cérebro também precisa de descanso.

A ilusão da rotina multitarefa

A combinação dos dois pontos destacados acima nos leva ao último aspecto que gostaríamos de ressaltar aqui. Por mais que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo possa ser uma habilidade desejável, tentar fazer mais do que damos conta pode criar uma bola de neve de problemas. Dividir nossa atenção com duas ou mais atividades ao mesmo tempo pode não só prejudicar nosso desempenho, como gastar mais energia do que quando estamos focados em uma única tarefa por vez. Essa sobrecarga mental também é capaz de potencializar nosso estresse, ansiedade, depressão e transtornos de humor.

Ser multitarefa ainda pode resultar na famosa Síndrome de Burnout, esgotamento físico e mental ocasionado por, entre outras razões, excesso de trabalho e pressão.

Portanto, não se engane, é fundamental criar uma ordem de prioridade e executar uma tarefa de cada vez. As pequenas pausas e descansos são estratégicos, tendo em vista que o foco e a qualidade da execução tendem a se deteriorar quando passamos muito tempo fazendo uma mesma tarefa sem intervalos.

Entender a necessidade de nos adaptarmos de forma consciente às novas dinâmicas do mundo contemporâneo e os efeitos nocivos que podem ter em nossa vida, nos permite fazer os ajustes necessários na rotina. É preciso buscar alternativas para se ter qualidade de vida e nos mantermos no controle para garantir a nossa saúde mental.

 

 

Publicado em 10 de Novembro de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente