Planejamento é uma palavra comum no vocabulário dos professores, especialmente no início do ano letivo. Porém, não basta só planejar o conteúdo a ser ensinado aos alunos. Para evitar a sobrecarga de trabalho, a ansiedade e o desânimo, também é preciso estabelecer metas pessoais e saber como alcançá-las.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de ,reconhecer as pequenas vitórias para a nossa saúde mental, já que a mente trabalha muito bem com recompensas. Hoje, queremos conversar sobre como criar estratégias para estabelecer e executar nossas metas, transformando 2022 em um ano com menos ansiedade e mais bem-estar.

O papel da mente na conquista de metas

Para manter uma boa saúde mental, dentro ou fora da escola, é fundamental que os

professores invistam em uma ,rotina de autocuidado. O autocuidado, no entanto, não se restringe somente às atividades que devemos realizar no dia a dia com o objetivo de atender nossas necessidades físicas e emocionais. Ele também deve estar presente na elaboração das nossas metas e na forma como as encaramos.

Mais do que investir na crença de que somos capazes de realizar aquilo que nos propomos, é preciso estar atento aos aprendizados que as experiências, e até as falhas, podem nos trazer durante o processo. Por medo de se frustrar, muita gente acaba antecipando cenários catastróficos que nem sempre são factíveis. Esse tipo de postura, também conhecida como autossabotagem, faz com que muitos acabem desistindo dos próprios objetivos, além de alimentar uma visão negativa sobre si mesmo.

Para quem quer estabelecer e conquistar suas metas em 2022, sem prejudicar a sua saúde mental, é fundamental cultivar uma postura menos crítica consigo, dando atenção não apenas às grandes conquistas, mas também a todos os passos que nos levam até elas. Para alcançar metas grandiosas é preciso confiar no processo, celebrar as pequenas vitórias e aprender com as falhas e os erros.

Metas realizáveis

Prestar a atenção na forma como nos comportamos diante das nossas metas, sem dúvida, é um passo importante na hora de persegui-las. Porém, o trabalho com o nosso

psicológico é apenas uma etapa. Para planejarmos as metas e seu processo de execução também são necessárias algumas estratégias.

Peter Drucker foi um renomado consultor administrativo, analista financeiro, professor e escritor. Considerado o pai da gestão moderna, Drucker criou o método SMART, que consiste em uma metodologia estratégica para a execução de metas. Smart, do inglês, quer dizer “inteligente” e para que uma meta possa ser considerada inteligente ela precisa ser:

– ESpecífica

Mensurável

Atingível

Relevante

Temporal

Sem esses elementos, é maior a probabilidade de que uma meta não seja exequível e, portanto, acabe gerando desânimo e frustração naquelas pessoas que não conseguem tirar seus projetos do papel.

Confira, abaixo, as características que, segundo Drucker, são necessárias para que suas metas se tornem realidade:

Metas precisam ser específicas

O primeiro elemento que uma meta SMART precisa ter é a especificidade. Em outras palavras, ela deve ter um único significado, sem espaço para interpretações. Para ficar

mais claro, vamos supor que, neste ano, a sua meta é cuidar melhor da sua saúde mental. Embora seja uma boa meta, ela não é específica. O que você fará para cuidar

da sua saúde mental? Quanto tempo você dedicará para isso? Percebe que existem inúmeras maneiras de você cuidar da sua saúde mental?

Para ser uma meta SMART, o ideal é se propor algo do tipo “vou praticar 20 minutos de meditação todos os dias pela manhã para cuidar da minha saúde mental”, ou ainda, “vou me exercitar todos os dias no horário do almoço como forma de reduzir a minha ansiedade”.

Metas precisam ser mensuráveis

Outro aspecto que você deve estar atento na hora de estabelecer suas metas é que

elas devem ser mensuráveis, ou seja, você deve medir os seus passos até chegar ao resultado final. Voltando ao exemplo que citamos no tópico anterior, aquele de fazer exercícios para melhorar a ansiedade. Pois bem, para que a sua meta seja mensurável, você pode criar uma planilha, ou mesmo utilizar um aplicativo para registrar sua rotina de exercícios. Como o objetivo é reduzir a ansiedade, você também pode anotar como se sente com a realização da prática e se isso está ajudando você a se sentir menos ansioso.

Metas precisam ser atingíveis

Além de escolher metas específicas e cujo progresso possa ser medido, é

fundamental determinar objetivos que sejam possíveis, ou seja, que de fato possam ser

alcançadas no prazo que você se propôs.

Por exemplo, se você nunca meditou e quer estabelecer o hábito de meditar, não é preciso começar com uma hora por dia. Talvez 10 ou 15 minutos seja um tempo mais razoável, até para você não desistir logo de cara. Esse tipo de avaliação é essencial para que nossas metas se concretizem.

Metas precisam ser relevantes

Quando não existe clareza com relação à execução de uma meta, muito provavelmente ela não será atingida. É fundamental entender o porquê estamos estabelecendo aquele

objetivo e a sua relevância no nosso contexto pessoal ou profissional. Isto é, precisamos ter clareza sobre quais são os impactos que esperamos de uma determinada meta e o motivo pelo qual buscamos isso para nossa vida. Quando não existe relevância, dificilmente conseguimos manter nossas metas, ainda mais quando elas são de longo prazo.

Metas precisam ser temporais

Uma meta precisa considerar um determinado período. Pode ser um dia, um mês, ano, semestre, horas, não importa. Esse fator é que faz com que as pessoas

se motivem e coloquem esforços para bater o relógio. O tempo, na construção de

uma meta é um fator importante, já que é através dele que você também pode

mensurar os resultados.

Apesar dos desafios, 2022 está aí. E já que estamos diante de um ano novo com inúmeras possibilidades, por que não aproveitar esse momento para estabelecer metas tanto na sala de aula quanto fora dela? Agora você já tem o caminho.

Você está pronto para traçar novas metas para este ano? Veja também sobre a importância de celebrar as pequenas vitórias.

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente