Por mais um ano, os desfiles de Carnaval e blocos de rua estão cancelados. Para evitar as aglomerações e a transmissão do coronavírus, diversos Municípios já anunciaram o adiamento ou a suspensão dos eventos. As festas particulares também contam com restrições e chegaram a ser até proibidas em algumas cidades devido ao aumento do número de casos. Sim, a pandemia não acabou, mas isso não quer dizer que não existem outras formas de se aproveitar o feriado.

A boa notícia é que tirar alguns dias para descansar e cuidar da saúde mental é uma ótima maneira de recarregar as baterias para os desfiles de 2022. Veja algumas dicas de como aproveitar o Carnaval sem folia, cuidando de si e da própria mente.

1. Tire um tempo para desconectar das telas

De acordo com o ,relatório Digital de 2021 divulgado pelo We Are Social e Hootsuite, o tempo online médio dos brasileiros no primeiro ano da pandemia foi de 10 horas por dia, o que é acima da média global de 7 horas diárias. Esses números estão alinhados com os ,dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que apontam aumento de 40% a 50% do uso da internet no Brasil logo no início da quarentena.

Em nosso dia a dia estamos cada vez mais conectados e dependentes das telas. Porém, o uso excessivo dos celulares têm uma série de impactos em nossa saúde. Insônia, ansiedade, dificuldades de concentração, irritação nos olhos, improdutividade e mudanças de humor são alguns dos efeitos colaterais de se estar o tempo todo colado nos smartphones. Já sabemos também que as redes sociais têm uma ligação direta com a produção de dopamina no nosso cérebro, o que também impacta a nossa saúde mental, como já explicamos ,aqui no blog.

O feriado do Carnaval pode ser uma ótima oportunidade para se desconectar e se reconectar consigo mesmo, com os amigos e com a família. Que tal deixar o celular um pouco de lado e vivenciar o momento presente? Busque atividades como caminhadas, desenhar, pintar, dançar, cozinhar, nadar, bordar que possam ser feitas longe do mundo digital.

2. Caminhe na natureza

Você já ouviu falar em banho de floresta?.Também chamada de shinrin-yoku, essa é uma prática conhecida no Japão e possui inúmeros benefícios comprovados. No livro “Banho de Floresta: como as árvores podem ajudar você a ter mais saúde e felicidade”, o doutor Qing Li explica a ciência por trás do banho de floresta. Segundo Qing Li, a exposição aos aromas naturais das plantas aumenta o desempenho do sistema imunológico. Além disso, caminhar em florestas pode diminuir a produção de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”, promovendo calma, concentração e bem-estar.

Para desfrutar de um verdadeiro banho de floresta, no entanto, não é preciso ir até a floresta Amazônica. Um parque da sua cidade já é o suficiente. Então, por que não aproveitar o feriado para mergulhar nessa prática e verificar os seus benefícios? O Brasil não é apenas o país do Carnaval, mas também é conhecido pela sua natureza abundante. Então, nada melhor do que aproveitar!

3. Cozinhe mais

Uma alimentação cheia de ultraprocessados interfere diretamente na saúde do corpo e também da mente. Já se sabe que alimentos ricos em açúcar, por exemplo, afetam a nossa saciedade nos deixando mais ansiosos e também deprimidos. Segundo ,esse estudo, o consumo excessivo de açúcar está diretamente ligado a variações de humor, além de acentuar os sintomas de pessoas que possuem depressão.

Muita gente enxerga a cozinha como um desafio. Mas com um pouco de tempo e disposição é possível aprender como realizar algumas receitas mais saudáveis e até mudar alguns hábitos. Aproveitar o feriado para comprar alimentos frescos e passar um tempo cozinhando pode ser uma ótima maneira de aproveitar o momento e comer de forma mais saudável.

4. Experimente fazer um retiro

Algumas pessoas consideram a ideia de fazer um retiro algo bastante radical. Outros enxergam nesses eventos uma oportunidade para mergulhar em uma determinada prática e colher seus benefícios. Fazer um retiro de yoga, de meditação ou de silêncio pode ser uma alternativa para quem está lidando com a ansiedade ou mesmo o esgotamento. Esses eventos costumam ser bem proveitosos já que mudam o ambiente radicalmente auxiliando na eliminação de fatores estressantes, que contribuem para inúmeros distúrbios.

Com certeza, essa não é uma prática para todo mundo e nem uma espécie de “remédio milagroso” para nos tirar de um quadro mais sensível com relação à nossa saúde mental. Contudo, em um ambiente preparado para nos aprofundarmos em uma prática, temos tempo para sentirmos os seus benefícios e assim incorporá-los ao nosso dia a dia.

Durante o Carnaval muita gente encontra a oportunidade perfeita para fazer esse tipo de programação. Em quatro dias temos tempo para aproveitar bastante e incorporar propostas como meditar mais, praticar yoga de forma regular ou mesmo entender os benefícios de simplesmente se aquietar, externa e internamente.

5. Escolha fazer algo que há tempos vem adiando

O Carnaval também pode ser uma ótima oportunidade para você se dedicar a um hobbie o qual você nunca encontra tempo, ou desenvolver aquele projeto, como escrever um livro, pintar um quadro, organizar o armário ou se reconectar com amigos e parentes que estão distantes.

Com o excesso de tarefas e informações no dia a dia, costumamos adiar coisas que são importantes para nós, mas acabam não sendo prioridade, seja por questões financeiras, seja por outras demandas da vida que acabam sendo mais urgentes mesmo.

Quatro dias de feriado são um bom tempo para você se dedicar aquela tarefa, projeto ou plano que você sempre quis realizar, mas sempre acabava adiando.

Muita gente acaba associando o Carnaval ao excesso de bebidas, festas e se esquece que nesses dias também é possível aproveitar de outras maneiras. Para quem está cuidando de transtornos mentais, ou sofrendo com questões como ansiedade ou mesmo a depressão, essa pausa pode fazer um tremendo bem e auxiliar na redução dos sintomas.

Viu como é possível aproveitar o carnaval de outras maneiras? Confira também os benefícios de fazer uma bela ,faxina de começo de ano e como ela pode ajudar na sua saúde mental!

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente