Cuidar da mente é especialmente importante para os educadores. Confira dicas para fazer isso em meio a uma árdua rotina.

Ensinar é uma das profissões mais importantes e carrega um alto nível de estresse. Além de preparar aulas, conteúdos, corrigir trabalhos e provas, os professores precisam lidar diariamente com uma grande diversidade de alunos, pais e responsáveis, colegas e gestores. Antes mesmo da pandemia, uma pesquisa feita pela Associação Nova Escola apontou que 60% dos docentes de todo o Brasil relataram problemas de estresse recorrente. Um novo levantamento, realizado após o período de isolamento, mostrou que a saúde mental dos profissionais da educação foi seriamente impactada. Segundo o estudo, 72% dos educadores tiveram a saúde mental afetada no período de isolamento social. Não à toa, essa é uma das classes de trabalhadores que mais sofrem Burnout.

Para evitar que a situação fuja do controle é preciso estar atento a sinais como fadiga, desengajamento e ansiedade constante. Uma das armadilhas do papel do educador, de cuidado e apoio aos outros, é que não raramente, esse profissional acaba deixando a si próprio em segundo plano. No entanto, os cuidados com a saúde mental são essenciais para a qualidade de vida das pessoas, e dada a importância do trabalho do educador, seu bem estar tem um impacto real no ambiente escolar, no desempenho dos alunos e na qualidade do ensino como um todo.

Estabeleça limites
Deixe claro as suas necessidades e a sua disponibilidade. Informe aos alunos, pais e à instituição de ensino os horários que estará disponível e os canais que podem usar para contatá-lo. Agende um horário para responder às solicitações, evitando ficar sobrecarregado com mensagens, e-mails e ligações. São pequenas atitudes que ajudam a preservar o seu tempo livre e impedem que as demandas do trabalho atrapalhem a convivência com a sua família e amigos.

Foque no que se pode controlar
A pandemia do COVID-19 nos trouxe insegurança e tirou de nós uma das coisas mais importantes para a saúde mental, a previsibilidade de uma rotina. Assim, organizar aquilo que está ao nosso alcance e focar no que podemos controlar ajuda a criar uma estrutura que nos garante a sensação de segurança da qual precisamos.

Corpo sadio, mente sã
Cuidar do sono, da alimentação e praticar atividades físicas. Criar momentos ou atividades ao ar livre e o hábito da meditação são práticas de autocuidado que podem fazer toda diferença para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Tempo para descontrair
Perceber e priorizar aquilo que melhora o humor e ajuda a reduzir o estresse. Seja brincar com os filhos, cuidar das plantas, passar tempo com pets ou cozinhar. Manter também algum espaço para relaxar e curtir o ócio, são hábitos tão importantes quanto as horas de trabalho e nos traz energia para tocar o dia a dia. Lembrete: respeitar o período de férias, é fundamental!

Mantenha as relações sociais
É importante permanecer conectado com amigos, familiares e colegas. Celebrar ocasiões importantes e praticar atividades em grupo trazem senso de pertencimento e leveza para a vida.

Estresse sob controle
Um dos principais inimigos da saúde mental dos professores é a ansiedade, muitas vezes causada pelo estresse contínuo típico da profissão. Por isso, é fundamental cuidar para que as coisas não fujam do controle. Confira aqui 5 dicas que podem ajudar a lidar com o estresse da escola.

Juntos somos mais fortes
Por último, mas não menos importante, são as redes de apoio. Promover lugares seguros de troca entre os docentes é uma ótima prática para que possam compartilhar experiências, frustrações e vitórias. A ideia é incentivar o diálogo e dar espaço para que cada um consiga se expressar. Grupos e redes de apoio também são uma oportunidade de trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Publicado em 18 de Agosto de 2022

© 2023 por Ame sua Mente

Ame sua mente
logo_l

©2023 por Ame sua Mente