O Projeto “Ame Sua Mente na Escola” foi escolhido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) (CISM)*, como objeto de pesquisa científica conduzida pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Por meio da parceria entre o CISM e as prefeituras de Jaguariúna e Indaiatuba, o nosso curso de formação em saúde mental foi implementado nas redes de ensino das cidades paulistas, com o intuito de avaliar o seu impacto na região. A iniciativa formou cerca de 300 educadores das redes de ensino dos municípios.
Avaliações iniciais do Ame Sua Mente na Escola
Os primeiros resultados da pesquisa indicam avanços significativos. Um deles é o aumento na segurança dos professores em lidar com temas de saúde mental.
Por exemplo, o percentual de educadores que se sentem capacitados para lidar com casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) subiu de 23,8% para 44,5%, após a formação. Além disso, a confiança dos professores em reconhecer e manejar transtornos de conduta também cresceu, passando de 13,9% para 38%.
Outro ponto importante: antes da formação, apenas 21,5% dos educadores se sentiam aptos a encaminhar casos relacionados à saúde mental dos estudantes. Depois do curso, esse número mais que dobrou, chegando a 46%. Isso mostra que a formação impactou diretamente a prática dos professores.
A análise dos resultados considerou diversos fatores, como por exemplo: saúde mental dos educadores, estigma, literacia, identificação, manejo e encaminhamento de casos.
Henrique Akiba, gestor do projeto e pesquisador do CISM, apresentou esses dados no I Encontro do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp.
Além da formação, a iniciativa também realizou um mapeamento dos serviços públicos de saúde nas duas cidades participantes do projeto. Como resultado, foram elaboradas duas cartilhas. Esses materiais informam endereços e horários de serviços básicos, urgências, emergências e atendimentos psicossociais.
Protocolo de encaminhamento
O curso de formação também oferece o Protocolo de Encaminhamento.Trata-se de um formulário que auxilia professores no direcionamento de estudantes aos serviços de saúde mental. Esse protocolo tem como objetivo melhorar a comunicação entre escolas e profissionais de saúde.
A análise do resultado do projeto levou em conta fatores como: efetividade para saúde mental do educador; estigma relacionado à saúde mental; literacia em saúde mental; habilidades de identificação; manejo e encaminhamento de casos.
O gestor do projeto e pesquisador do CISM, Henrique Akiba, apresentou os resultados parciais no I Encontro do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp.
Fonte: INPD/CISM
* O CISM – Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental – é fruto da parceria entre USP, UNIFESP, UFRGS e o grupo UniEduk (UniMAX, UNIFAJ e FAAGROH)