AudioBooks

As fichas informativas também foram feitas no formato áudio para quem não tem tempo de ler. Uma série de temas fundamentais relacionados à saúde mental na escola para ouvir em qualquer momento e em qualquer lugar.

Jovens / Crianças / Famílias

Pensando preventivaMENTE

Quando pensamos sobre saúde mental, uma das situações que causa maior preocupação é, sem dúvida, o suicídio.

Serviços de saúde

Por vezes, surge a necessidade de uso ou encaminhamento de pessoas para serviços de atendimento em saúde mental. Nesse sentido, esta ficha informativa irá tratar da Política Nacional de Saúde Mental.

Luto

O luto é expresso de muitas maneiras e pode afetar nossas vidas em diferentes aspectos, impactando nossas emoções, pensamentos, comportamentos, crenças, saúde física, visão de nós mesmos e nossos relacionamentos com os outros.

Empatia

Empatia é a nossa capacidade de sentir a emoção dos outros, bem como adotar sua perspectiva e imaginar como a outra pessoa deve estar se sentindo ou pensando.

Uso de álcool na pandemia ​

Estudos mostram que, se por um lado o isolamento social favoreceu uma diminuição na experimentação entre os jovens que ainda não bebiam, por outro verificou-se um aumento do consumo entre aqueles que já o haviam iniciado.

Projeto de vida

Ter um projeto de vida aponta para a importância de os alunos conhecerem as profissões e serem capazes de gerir e planejar os próprios projetos com autonomia, pensamento crítico, liberdade, esforço e responsabilidade.

Solidão do aluno

Na tentativa de conter os riscos de contaminação da Covid-19 foram recomendadas, dentre outras ações, evitar aglomerações, manter distanciamento físico ao estar em contato com outras pessoas e ficar em casa.

Como estudar melhor durante o ensino on-line

Este período de isolamento social tem gerado um grande desafio a educadores, pais e alunos: a experiência do ensino domiciliar. Certamente, essa experiência mudará a forma como todos nós iremos encarar o processo de ensino e aprendizagem pós-pandemia.

Motivação na escola

A retomada às aulas presenciais após meses de ensino remoto devido à Covid-19 apresenta novos desafios em decorrência de mais uma mudança de rotina e dos efeitos da pandemia em suas múltiplas dimensões.

Condicionamentos

Durante o período de isolamento, passamos longos intervalos de tempo dentro de nossas casas. Com isso é muito comum cultivarmos hábitos como assistir TV e jogar videogame em nossas camas ou comer na frente do computador.

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente